image image image image image image

Dicas e Soluções

Dicas e soluções

Download


Problemas Comuns em Pintura
alt
 


  Problemas mais comuns em pinturas Sabemos que por mais cuidados que tenhamos na preparação da superfície antes de pintar, podem surgir problemas que às vezes não conseguimos detectar. Abaixo destacamos alguns dos vários problemas que podem ocorrer em uma pintura e suas soluções.
 

Trincas

alt Quando existir trincas estruturais devido à movimentação das superfícies, recomendamos que as mesmas sejam abertas e reparadas com produtos específicos para este fim ou com argamassa de cimento e areia como é mais comum. Quando reparados com argamassa, devese aguardar a cura de 28 dias para se proceder a pintura.



Fissuras em Alvenaria

alt Fissuras ou pequenas trincas rasas sem continuidade, podem ser causadas por falta de hidratação da cal da massa ou camada muito grossa da massa fina entre outras causas.
Para corrigir recomendamos:
- Lixar, raspar, escovar retirando-se todas as partes soltas limpando bem o pó resultante do lixamento.
- Aplicar uma demão de Real Fundo Preparador de Paredes, diluído em partes iguais com Real Raz Aguardar secagem de no mínimo 6h.
- Aplicar Real flex no mínimo em três demãos cruzadas sendo a primeira demão diluída com 30% de água e as demais demãos sem diluição. Aguardar secagem mínima de 06h entre as demãos. Após secagem repintar.



Manchas causadas por pingos de chuva

alt
Pingos ou escorridos de água isolados, causados por chuvas ou respingos de mangueira podem provocar manchas na superfície da tinta, até trinta dias da sua aplicação. Isto ocorre devido à extração de sais solúveis da tinta que causam as manchas. Se isto ocorrer lave as paredes em toda a sua extensão com água em abundancia sem esfregar.



Descascamento e Desagregamento

alt
São varias as causas que podem provocar descascamento/desagregamento em uma pintura, exemplo aplicação da tinta sobre reboco que não foi curado, poeira de lixamento da massa, superfícies com reboco fraco, soltando pó, caiação etc. Para resolver este problema recomendamos limpar bem a superfície e em seguida aplicar uma demão de Real Fundo Preparador de Paredes diluído em partes iguais com Real Raz. Aguardar secagem mínima de 06h e proceder a repintura.



Bolhas na alvenaria

alt A formação de bolhas pode ser por vários motivos, os principais são: poeira do lixamento que não foi eliminado corretamente, massa corrida aplicada do lado externo, aplicação de tinta de boa qualidade sobre tinta de qualidade inferior etc. Para todos os casos recomendamos a remoção de todas as partes soltas com raspagem, escovamento ou lixamento da superfície, procedendo à limpeza adequada da mesma eliminando todo o pó resultante. Aplicar em seguida uma demão de Real Fundo Preparador de Paredes diluído em partes iguais com Real Raz. Aguardar mínimo de 06h de secagem e proceder a repintura.



Eflorescência

alt Este problema ocorre quando se aplica à tinta em superfícies úmidas ou com infiltração de água, reboco sem estar curado totalmente, fissuras na tinta que permitem entrada de água etc. São manchas esbranquiçadas causadas pelo arraste de sais solúveis do reboco (HIDROXIDO DE CALCIO) que se depositam na superfície das tintas causando as manchas.
Para evitar o problema, deve-se aguardar a secagem total da superfície antes da pintura. Para solucionar este inconveniente, aguarde a secagem total da superfície, lixe totalmente limpando bem o pó resultante e aplique uma demão de Real Fundo Preparador de Paredes diluído em partes iguais com Real Raz, aguardando-se no mínimo 6h de secagem. Após proceder nova pintura.



Saponificação

alt São manchas que aparecem nas tintas látex provocando descascamentos ou destruição da tinta. Acontece também no esmalte sintético ou tintas a óleo quando são aplicadas em reboco novo que não se aguardou o tempo de cura. As tintas não secam tornando-se pegajosas, chegando até escorrer na parede. Para que isto não ocorra deve-se aguardar o tempo de cura correto do reboco que é de vinte e oito dias. Para solucionar o problema deve-se aguardar a cura e secagem da superfície, removendo-se todas as partes com problemas através de raspagem, lixamento ou escovando, limpar bem e aplicar uma demão de Real Fundo Preparador de Paredes diluído em partes iguais com Real Raz. Aguardar secagem mínima de 6h e proceder repintura.



Mofo, bolor e algas

alt Mofo, Bolor, Algas são fungos que se desenvolvem sobre a superfície da tinta em ambientes normalmente úmidos que decompõem a película da tinta, tornando-a enegrecida e destroindo-a. Para solucionar este problema aplicar água-sanitária diluída em partes iguais com água sobre a superfície afetada aguardando no mínimo 15 minutos para a solução agir. Aguardar secagem total da superfície e prepará-la devidamente para receber repintura



Calcinação

alt São descascamentos na tinta aplicada causados por excesso de pó na superfície. Este pó pode ser da tinta antiga que oxidou, pode ser pó do reboco fraco, etc. Para solucionar este problema indicamos que se raspe toda a superfície elimine o máximo do pó e aplique 1 demão de Real Fundo Preparador de Parede base solvente ou base água, conforme indicação da embalagem. Aguardar a secagem total e aplicar acabamento desejado



Baixa cobertura

alt
Causas:
1) Diluição excessiva da tinta
2) Não homogeneizar de forma adequada o produto

Solução:
1)
Adicionar tinta ainda não diluída, homogeinizar e pintar
2) Homogeinizar bem o produto, pois os pigmentos tendem a assentar no fundo da embalagem causando o problema.

OBS:
Algumas cores intensas podem apresentar baixa cobertura necessitando de mais demãos.



Central de Atendimento

©2011 Tintas Real.
Todos os direitos reservados.